"ENCANTO DAS ÁGUAS - RIO SALOBRA & CÓRREGO AZUL"

Reserve a oportunidade de uma completa revitalização de energia ao mais belo cenário de contemplação e interação do mundo.
Agende já seu passeio e aproveite o máximo de nossos atrativos.

Saiba mais

Município de Bodoquena

O município de Bodoquena localiza-se na região sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul, a 269 km de Campo Grande (Capital do Estado).

SAIBA MAIS SOBRE O MUNICÍPIO

 

HISTÓRICO

A existência da imensa, compacta e centenária floresta, na região da Serra do Bodoquena, município de Miranda, levou o governador do Estado (na época MT), Arnaldo Estevão de Figueiredo, a implantar na região em 1948, uma colônia agrícola, pois as terras eram de patrimônio do Estado. A partir de então colonos de diversos lugares do país e de países vizinhos como o Paraguai vieram para a região atraídos pela boa qualidade do solo propício para a agropecuária.

Os primeiros colonos instalados foram Chico Mineiro e Alfredo Pedro de Araújo. No início a ligação entre Miranda e a colônia era chamado de Trilha dos Caminheiros da Fé, que totalizava 55 km e recebeu este nome por causa dos vários obstáculos (pântanos, morros, matas e igarapés) e que durante as cheias do Rio Miranda deixava a colônia praticamente isolada. 

Com o desenvolvimento da colônia a partir de 1960, formou-se a Vila da Amizade, que já possuía um estabelecimento comercial. Em 14 de dezembro de 1963, através da Lei nº 2.079, passou a distrito com o nome de Patrimônio de Campão e em 1977, passou a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul, através da Lei nº 87 de 13 de maio de 1980. A partir daí com o nome de Bodoquena, foi desmembrada do município de Miranda.

LOCALIZAÇÃO

O município de Bodoquena localiza-se na região sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul, a 269 km de Campo Grande, capital do Estado, na micro-região 09, Região da Serra da Bodoquena.

- Latitude: 20°33''03"S
- Longitude: 56°40''03"W
- Altitude: entre 200 e 400 metros
- Área total: 2.514,30 km²

Limites

- Miranda e Corumbá (Norte);
- Bonito e Porto Murtinho (Sul);
- Miranda e Bonito (Leste);
- Porto Murtinho (Oeste).

Acesso

O acesso à cidade, a partir de Campo Grande, é feito através da BR-262 (rodovia pavimentada) até Miranda, à qual está ligada pela rodovia MS-339, também pavimentada. Outra alternativa, proveniente de Bonito, é a MS-178 (não pavimentada), com distância de 70 Km.

Distâncias

- Campo Grande: 251 km (rod. BR-262 e MS-339);
- Miranda: 57 km (rod. MS-339);
- Aquidauana: 131 km (rod. BR-262 e MS-339);
- Bonito: 72 km (rod. MS-178);
- Jardim: 127 km (rod. MS-178).

INFRAESTRUTURA

Transportes

O município é servido por duas empresas de transporte intermunicipal:

- Expresso Mato Grosso: liga Bodoquena a Miranda, Anastácio, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Terenos, Indubrasil e Campo Grande;
- Expresso Cruzeiro do Sul: liga Bodoquena a Bonito, Jardim, Miranda e Corumbá;
- Dentro do perímetro urbano, existe apenas serviço de moto-táxi.

Saúde 

- O município é composto por;
01 hospital com 23 leitos, 05 médicos, especialistas em clinica geral, pediatria e ginecologista, 02 enfermeiras padrão e 01 bioquímico, com serviços de ultra-som, aparelho de raio-x, 01 centro cirúrgico e 06 ambulâncias, além de 01 Centro de Saúde que funciona das 07h às 17h.

Na área rural o município comporta 03 postos rurais de saúde: PS São José (Morraria), PS Canaã e PS Sumatra, que prestam atendimento à população local e uma unidade móvel composta de ônibus equipado com consultório odontológico e atendimento de consultas e equipamentos necessários para primeiros atendimentos de emergência tais como curativos, balão de oxigênio, etc.

Nos casos mais graves, os pacientes são transportados até os municípios de Aquidauana ou Campo Grande.

A Fundação Nacional de Saúde trabalha em parcerias com a Prefeitura na prevenção, no combate e na erradicação de doenças tropicais como a dengue e a leishmaniose;

A área da saúde conta ainda com um Departamento de Vigilância Sanitária, cuja equipe formada por uma veterinária e agentes comunitários de saúde fazem o atendimento domiciliar.

No Centro de Saúde Municipal, além do atendimento realizado pelos médicos, há também dentistas que, além do trabalho diário no município, realizam atendimento nos assentamentos, distrito e colônias.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O município tem seu abastecimento de água realizado pela SANESUL (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul). O armazenamento é feito em dois reservatórios sendo um com 150m³ e outro com 50m³, no distrito de Morraria do Sul através de um reservatório de 50m³, com tratamento de cloro e outros produtos químicos.

Na área urbana existem cerca de 1.411 ligações sendo todas ativas e no distrito de Morraria do Sul atende aproximadamente 155 ligações. Na zona rural o atendimento é realizado por coleta em poços semi-artesianos, córregos, poços rasos e profundos.

LIMPEZA PÚBLICA

O município é assistido duas vezes por semana nos bairros, vilas e no centro pelo serviço público de coleta de lixo doméstico.

O sistema de coleta é realizado por caminhões basculantes e o montante recolhido atinge diariamente em torno de 14 toneladas que é destinado ao lixão distante a 7 Km da área central do município. Quanto ao lixo hospitalar, o município não possui coleta pública específica, sendo o mesmo incinerado no próprio hospital.

FORNECIMENTO DE ENERGIA

O fornecimento de energia elétrica é feito através da ENERSUL (Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul), atendendo cerca de 1.411 famílias na zona urbana e 239 na zona rural, correspondendo à cobertura de 95% urbana e 18% rural.

COMUNICAÇÃO

A comunicação é feita através das empresas de: Correios e Telégrafos, telefones convencionais e celulares urbano e rural, rádio, jornal, websites e televisão.

Linhas de celulares aptos: VIVO, CLARO BRT e TIM.

ECONOMIA

A economia do Município se baseia na agropecuária, sendo responsável por mais de 40% da renda do município e atualmente o município aposta na propagação do ecoturismo.

TURISMO

Bodoquena é uma das promessas para o ecoturismo no Estado de Mato Grosso do Sul, devido ao seu forte potencial natural.

Rios como o Betione e o Campina exibem cursos de águas cristalinas consequência da grande porção de calcário presente nos recursos hídricos, agregados a vários balneários, grutas, cachoeiras e trilhas ecológicas que formam este complexo turístico.

Juntamente com Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna, constituem o Complexo Turístico da Serra da Bodoquena, região de grande potencial turístico.

Principais Pontos Turísticos

CÓRREGO AZUL;
Gruta do Urubu-Rei;
Gruta Califórnia;
Trilha Ecológica da Boca da Onça;
Balneário e Pesque- Pague Ferracini;
Balneário Por do Sol de Bodoquena;
Balneário e bar Betione;
Balneário Águas de Bodoquena entre outros.

CULTURA

O município é conhecido pelos eventos tradicionais tais como; Laço Comprido, Santos Reis e São Sebastião.

 

-::- VEJA ROTAS DE ACESSO A BODOQUENA E A NOSSO RECEPTIVO -::-

Parceiros & Associados